EM CUIABÁ

Gás natural chega ao Distrito Industrial e destrava nova fase da indústria

Inaugurado nesta sexta-feira (25), gasoduto garante fornecimento contínuo de gás às indústrias e impulsiona a competitividade e a expansão do setor

Com a inauguração do gasoduto de 39 quilômetros nesta sexta-feira (25.7), o Governo de Mato Grosso deu a Cuiabá um passo histórico rumo à consolidação de uma matriz energética mais limpa, segura e econômica. O novo sistema, que passa a abastecer diretamente as indústrias do Distrito Industrial, representa não apenas a realização de um projeto aguardado há mais de duas décadas, mas também um divisor de águas no processo de industrialização da Capital de Mato Grosso.

Fruto de um investimento de R$ 40 milhões do Governo do Estado, o gasoduto foi viabilizado a partir de um contrato firme de fornecimento com a Bolívia. O gás, além de mais barato, chega canalizado, o que elimina os custos com compressão e descompressão enfrentados por empresas que dependem de gás transportado por caminhões.

“É um dia histórico para o setor produtivo. O gás chega diretamente às empresas, reduz custos, aumenta a competitividade e abre caminho para novos investimentos”, afirmou o governador Mauro Mendes, durante a cerimônia.

A nova infraestrutura beneficia, de imediato, três indústrias já conectadas à rede: Sanear, Greca Asfaltos e Milan Móveis. Ao todo, a MT Gás tem sete contratos assinados e mais de 30 estão em processo de adesão, conforme destacou o presidente da MT Gás, Aécio Rodrigues. A capacidade é de atender até 260 empresas e distribuir até 186 mil m³ de gás natural por dia.

A perspectiva é de impacto direto na competitividade das indústrias locais, com redução de custos operacionais e aumento da atratividade da região para novos empreendimentos. A substituição de fontes energéticas como óleo diesel por gás natural também melhora os indicadores ambientais das empresas, facilitando o acesso a linhas de crédito sustentáveis e certificações ESG.

Compartilhe:

Destaques