Nesta última quarta-feira (30), após a deputada estadual Janaina Riva (MDB) utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa para criticar o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. A parlamentar acusou o secretário de praticar perseguição política, exigiu o repasse das emendas parlamentares a que tem direito.
Fábio Garcia rebateu as falas da deputada com um pronunciamento no qual afirmou estar disposto a enfrentar o embate político, acusou Janaina de divulgar inverdades e mencionou diretamente uma suposta declaração da parlamentar que classificou como racista:
“Que fala baixa e racista, a deputada Janaína Riva. Se a senhora quiser partir para o enfrentamento comigo, eu tô pronto. Hoje eu fui atacado de forma baixa pela deputada Janaína Riva com base numa mentira de que eu havia dito que não pagaria emenda parlamentar impositiva e, óbvio, tentando se fazer de vítima. Na frente de uma roda enorme, disse o seguinte: ‘As emendas da Janaína eu vou pagar.’ Primeiro que não é a senhora que vai me obrigar a pagar suas emendas, é a lei que já obriga ao Executivo estadual ou federal a pagar as emendas impositivas. Portanto, todas as emendas serão pagas, como vêm sendo pagas, como foram nos últimos dois anos. Agora, quando o Executivo paga a emenda do parlamentar, aí a senhora não vai determinar. A senhora faz o seu trabalho lá, e eu farei o meu trabalho aqui.”
Garcia também afirmou que, caso haja confronto na Assembleia, está “muito tranquilo” e preparado. “Se a senhora quiser me enfrentar, eu tô pronto e mais, muito tranquilo. Eu tenho história na minha vida de muito trabalho e de muita honestidade. Eu não fui criado com o dinheiro da corrupção, pelo contrário. Eu fui criado e crio as minhas filhas com o dinheiro do meu trabalho honesto. Estudei pra isso, trabalhei pra isso e faço disso, da honestidade, um pilar de educação na minha casa.”
Sobre à acusação de perseguição, Garcia rebateu: “Ô, Janaina, Vossa Excelência não precisa ter medo de ninguém. Ninguém aqui faz política com medo. Ao contrário de outros tempos de Mato Grosso, os tempos da corrupção, que a senhora conhece bem, os tempos do medo. Não, aqui não se trata de medo nem de perseguição, mas sim de posicionamento político.”
Em um dos momentos mais contundentes de sua fala, o secretário acusou Janaina de proferir uma declaração de teor racista. “Molecar, já meia sozinha, faz lá para suas negas! Que fala baixa, infeliz, deputada Janaina Riva. Quando a gente está com raiva, a gente põe para fora aquilo que a gente realmente é. Essa fala sua é racista! É de um racismo estrutural que a gente precisa combater no Brasil.”
“Se você se refere às minhas negras como sendo a minha esposa e as minhas duas filhas, eu peço respeito. Sou casado há quase 28 anos. Tenho duas filhas às quais eu respeito muito e não aceitarei nem Vossa Excelência nem ninguém que desrespeite a minha família”, completou.
Por fim, Garcia exigiu explicações da deputada sobre o uso político das emendas: “Aproveita, deputada Janaina, e esclarece para a sociedade que tipo de política você buscava fazer com as suas emendas e indicações da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, cujo secretário foi o indicado por muito tempo.”
Ele garantiu que os repasses das emendas parlamentares serão efetuados, mas ressaltou que o cronograma será definido exclusivamente pelo Executivo: “A minha posição é clara. A lei determina que eu pague todas as emendas, e assim eu farei. Porém, o calendário de pagamento dessas emendas não será definido por Vossa Excelência, deputada. Será definido pelo governo.”