Equipes de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estão em Primavera do Leste para alinhar ações de controle do sarampo no município. A reunião presencial, entre as equipes da SES, da Prefeitura de Primavera do Leste e do Ministério da Saúde, ocorreu após a confirmação de dois casos da doença na cidade.
Juntamente com as autoridades locais, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, participou de uma coletiva de imprensa e destacou a importância da vacinação contra o sarampo como barreira para a proliferação da doença.
“A orientação para a população é buscar ampliar sua capacidade de imunização. Nós não temos melhor remédio senão proteger a população por meio da vacina. A vacina cura, a vacina protege, é o melhor remédio que nós temos, é o mais econômico para a nossa população”, afirmou.
Gilberto destacou que o município e o Estado tomaram todas as medidas necessárias para o controle da situação do sarampo em Mato Grosso. “Nós estamos atendendo a tudo o que é preconizado na área da vigilância, para que a gente possa criar os bloqueios, atuar na faixa de fronteira e imunizar a população”, acrescentou.
O secretário enfatizou, ainda, a eficácia da vacina contra o sarampo, desenvolvida há décadas e ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na forma de tríplice viral, que também imuniza contra a caxumba e a rubéola.
Durante a coletiva, o prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic, parabenizou a união de forças em prol da saúde pública. “Estamos aqui com mais uma missão, unindo forças com o Estado e a União para erradicar esse problema que surgiu no município. Juntos, somos mais fortes e vamos tocar o barco para que seja feito o melhor trabalho possível, com todas as equipes atuando em conjunto”, declarou.
Entre as ações já definidas em Primavera do Leste, estão o reforço da vacinação em todas as unidades de saúde, a realização de campanhas itinerantes, o atendimento noturno em postos estratégicos e a divulgação de orientações à população.
A primeira ação ocorrerá neste domingo (28), às 18h, na Lagoa Velho Pedro.