POTÊNCIA

Encontro da Indústria do Setor Elétrico 2025 reúne autoridades em debate sobre o desenvolvimento energético de Mato Grosso

O Encontro da Indústria do Setor Elétrico 2025 foi realizado nesta terça-feira (20), em Cuiabá, MT, na Fatec Senai, e continua na quarta-feira (21). A abertura do evento contou com a participação de importantes autoridades e especialistas do setor energético.

Foram debatidos temas cruciais do setor elétrico, incluindo o desafio de conectar novas usinas, aumentando a infraestrutura elétrica; a necessidade de um olhar diferenciado para o Mato Grosso em termos de política pública e energética e a importância da transição energética. Os participantes também discutiram a necessidade de criar um plano de trabalho conjunto para resolver os problemas do setor elétrico no estado.

Para Carlos Garcia, presidente do Sindenergia, o objetivo foi atingido: “O Encontro do Setor Elétrico superou as expectativas, debatendo temas cruciais como conectar novas usinas e aumentar a matriz elétrica. Conseguimos um combinado com o Governo do Estado para melhorar o escoamento de energia e discutimos a necessidade de um olhar diferenciado para Mato Grosso em termos de política pública e energética. Vamos trabalhar juntos para resolver as questões e propor um novo modelo do setor elétrico no estado.”

Carlos Avallone, deputado estadual e vice-presidente da Fiemt, na ocasião representando o presidente da entidade, Silvio Rangel, destacou que “a transição energética já está em curso. É uma realidade global e uma necessidade local e Mato Grosso tem potencial para liderar essa agenda”.

Durante o anúncio, o secretário informou que o programa Mato Grosso trifásico está em fase de finalização para o lançamento e que impactará de imediato na melhoria da qualidade da energia, dando suporte ao desenvolvimento do estado.

Para Luiz Carlos Moreira Júnior, diretor de Relações Institucionais do Grupo Energisa, “é fundamental que os principais atores do setor elétrico estejam alinhados e atuem conjuntamente para garantir um planejamento eficiente e investimentos estratégicos no estado”. Ele ressalta a importância de encontros como esse para fortalecer o diálogo entre os segmentos. “Esses eventos são essenciais para aprimorar o planejamento, alinhar expectativas e, ao fim, beneficiar a sociedade com tarifas mais justas e eficientes”.

Moreira Júnior destaca ainda que “a colaboração entre governo, geração, distribuição e consumo é a chave para o sucesso do setor elétrico”.

Compartilhe:

Destaques