Com 18 votos favoráveis e nenhum contrário, os vereadores de Rondonópolis aprovaram a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar possíveis irregularidades na Santa Casa de Misericórdia. CEI é criada após diversas denúncias e da grave situação financeira da entidade, que acumularia dívidas de R$ 70 milhões. No final de fevereiro médicos do hospital anunciaram que podem suspender os atendimentos a partir da próxima quarta (12) em razão do atraso de oito meses nos pagamentos. Com a paralisação, só serão atendidos casos de urgência e emergência.
O vereador Ibrahim Zaher, que apresentou o pedido da CEI com a assinatura de 21 parlamentares, garante que tem acompanhando a situação da Santa Casa desde o início do ano e que, inclusive, se reuniu há duas semanas com membros da diretoria para saber qual é a real situação. “Tem médicos, fornecedores sem receber desde o mês 6 do ano passado. A Santa Casa passa por uma grande crise financeira e é uma entidade que tem recebido aporte constantemente, através de emendas de parlamentares e recursos que possam suprir essa deficiência financeira”, pondera.
Ibrahim ressalta que, nos últimos dias, circularam nas redes sociais diversas denúncias e que a Câmara se sente na obrigação de abrir a CEI para averiguar. “Sabemos que é um hospital importante, referência para mais 600 mil pessoas da região Sul, só que não dá pra investir tanto recurso público e esses problemas financeiros se perpetuarem”, diz.
Agora cabe ao presidente da Câmara indicar os 7 membros que irão compor a CEI. Eles terão 180 dias para fazer a acareação e os levantamentos para poder dar uma resposta a sociedade. “Precisamos buscar esclarecimentos, a Santa Casa acumula uma dívida de R$ 70 milhões. Vamos montar a Comissão e iniciar os trabalhos na próxima semana”, declarou o presidente. (Com Assessoria)