O ministro da Agricultura e Pecuária nunca teve a simpatia da maioria do setor, especialmente em Mato Grosso.
Volta e meia tem alguém anunciando a queda, troca de comando no MAPA, sem que nada aconteça.
A suspensão do Plano Safra, foi um dos poucos momentos que Carlos Fávaro reagiu em tom mais áspero.
Ao ver a oposição despachar mais uma “verdade pix”, virou o jogo contando pra todo mundo que o financiamento estava sendo suspenso porque o Congresso Nacional não havia votado o Orçamento Geral, o que devia ter sido feito em dezembro e só deve acontecer depois do carnaval.
A tentativa de colar a “irresponsabilidade” no governo flopou, o ranço aumentou.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ensaiou retaliações ao ministro, em um momento que pode dificultar a vida de Fávaro; uma reforma ministerial promovida pelo presidente, onde a ministra da Saúde, Nísia, já foi dispensada.
Haddad interveio e providenciou 4 bilhões de reais para continuidade do Plano Safra, até que do Orçamento seja votado e, entre insumos e maquinários, garantiu que camionetes, com preço superior a meio milhão de reais, continuem sem interrupção no financiamento de 15% ao ano.
Com a popularidade acelerando ladeira abaixo, Lula pode não dar um dedo para ver esse quadro revertido, todos sabem o motivo, mas ministros, tem 38.
Sentindo o movimento para vê-lo pelas costas crescendo, Fávaro tenta o drible na vaca.
Uma pauta antiga da esquerda, especialmente do Partido dos Trabalhadores (PT), usada mais para alguma negociação do que intenção real, que é o fim da Lei Candir, que isenta a produção exportada de impostos e a taxação desse setor, foi usada pelo ministro que, do nada, grita: “Se taxarem o agro eu saio do ministério”.
Bola nas costas do Haddad, que luta contra o carimbo de “taxador maluco” e está ocupado com mais um fake da oposição dizendo que ele aumentou o percentual de taxação do MEI, o que não é verdade.
O lance ainda não chegou ao fim, e não dá pra saber se o ministro Fávaro fica ou não com a bola, mas não tem como ignorar a inteligência da jogada.