A deputada estadual, Janaina Riva (MDB), esteve no evento Agosto Lilás na Câmara Municipal de Várzea Grande nesta sexta-feira (29), e afirmou que o estado mato-grossense vive uma “verdadeira epidemia de matança de mulheres”, e que está a caminho de bater um novo recorde de feminicídios em 2025.
A fala veio após o assassinato de 37 mulheres, por motivação de gênero, apenas em 8 meses deste ano.
“Ontem à noite, nós perdemos mais uma mulher esfaqueada pelo ex-marido em Novo São Joaquim. Já são 37 vítimas só neste ano. Mato Grosso foi campeão em feminicídios em 2024 e agora vai repetir essa tragédia. Que vergonha para o Estado mais rico do país carregar o título de lugar que mais mata mulheres e crianças”, afirmou a deputada.
Ainda criticou a falta de investimentos do governo do Estado para politicas que protejam mulheres. De acordo com Janaina, o orçamento de R$ 500 mil destinado em 2024 para o enfrentamento da violência não foi utilizado.
“Esse dinheiro foi devolvido para outras despesas. Isso é um tapa na cara de todas nós mulheres. Um Estado que lidera os índices de feminicídio não pode ser tratado com descaso”, pontuou.
A parlamentar inclusive argumentou a prevenção ao feminicídio deve ser feito nas comunidades, junto de lideranças locais e fortalecendo o trabalho do conselhos da mulher.
“Precisamos agir antes que aconteça. Muitas vezes os vizinhos ouvem, mas acham que é só uma briga normal de casal. Em briga de marido e mulher a gente deve meter a colher sim. Em muitos casos, se tivessem denunciado, poderíamos ter evitado mais uma tragédia. A responsabilidade é coletiva. É possível interromper o ciclo de violência quando todos assumem seu papel”, disse.