Nesta sexta-feira (30), Correios deram início a um novo serviço de atendimento presencial voltado para aposentados e pensionistas do INSS, que suspeitam de descontos indevidos em seus benefícios. Esta iniciativa tem como objetivo principal facilitar o acesso à resolução de problemas relacionados a fraudes, proporcionando um canal direto e eficiente para que os beneficiários possam buscar esclarecimentos e soluções.
Além do atendimento presencial, o governo está intensificando a fiscalização sobre as associações que atuam junto aos beneficiários do INSS. Um rigoroso pente-fino será realizado para verificar o funcionamento dessas entidades, com o objetivo de separar aquelas que realmente prestam serviços relevantes aos aposentados das que não cumprem suas funções adequadamente.
Paralelamente, o governo federal está em diálogo com o Congresso para desenvolver mecanismos que assegurem maior segurança e transparência nos descontos em folha de pagamento. Estas medidas são parte de um esforço mais amplo do Ministério da Previdência para restaurar a confiança no sistema previdenciário e garantir os direitos dos beneficiários. A intenção é não apenas corrigir irregularidades, mas também fortalecer a proteção dos aposentados e pensionistas em todo o país, assegurando que eles possam usufruir de seus benefícios sem preocupações adicionais.
Aposentadas, aposentados e pensionistas poderão:
- Consultar existência de desconto;
- Requerer contestação de descontos não autorizados;
- Reconhecer autorização de algum desconto;
- Consultar resultado da contestação (após 15 dias);
- Analisar e contestar documentação apresentada pela associação;
- Imprimir protocolo com orientações para o 135 e o Meu INSS.