TARIFA 2025

Conta de água e esgoto terão aumento de 4,45% após Arsec aprovar reajuste

O Conselho Regulatório da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) aprovou, na quarta-feira (05), reajuste de 4,45% na tarifa de água e esgoto na capital.

No último ano, o reajuste ficou abaixo da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2024 em 4,83%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Em janeiro do ano passado, o reajuste na conta de água e esgoto foi de 8,85%, bem acima da inflação, que estava em 4,62%. Em 2023, o reajuste foi de 9,91%. Em 2022, foi de 11%.

Em entrevista, nesta semana, o prefeito Abilio Brunini (PL) chegou a comentar que irá judicializar um pedido para que não haja aumento abusivo. E afirmou que quer o fim da Arsec e que as aprovações não são a favor do cidadão.

De acordo com a Arsec, o aumento do preço está estabelecido em contrato de concessão. A Concessionária Águas Cuiabá apresentou o pedido, que foi analisado pela Arsec e aprovado pelo conselho em reunião extraordinária.

O próximo passo é a realização da audiência pública para prestar contas à sociedade, que já está marcada para o dia 12, das 9h às 11h, no Auditório da Cuiabá-Prev, no Bairro Lixeira. A audiência é aberta ao público.

Compartilhe:

Destaques