CIDADE INUNDADA

Cioper resgata mulher ilhada em Salto do céu

Uma paciente de 51 anos precisou ser transferido em um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do Hospital Municipal de Salto do Céu (349 km de Cuiabá) para o Hospital Regional de Cáceres (220 km de Cuiabá). A cidade está completamente inundada após as chuvas intensas registradas na região, sem condições para tráfego terrestre ou transporte por táxi aéreo, por não ter pista de pouso.

A transferência foi solicitada via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) após o Hospital Municipal identificar a necessidade de atendimento especializado de urgência para a paciente.

O piloto-comandante, tenente-coronel PM Rafael Dias Guimarães explicou que o helicóptero possui facilidade de pousar em locais não homologados, como os utilizados nesta terça-feira, devido à sua mobilidade, permitindo resgates em áreas inacessíveis por veículos terrestres ou aviões.

“A unidade mais próxima que poderia atender a paciente estava a mais de 150 km de distância e o transporte via terrestre, se fosse possível, levaria cerca de três horas. Porém, em cerca de 1 hora, buscamos o médico no Hospital de Cáceres, levamos ele ao Hospital Municipal de Salto do Céu e retornamos com a paciente estabilizada para que pudesse receber o atendimento necessário”, detalhou o tenente-coronel.

O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Lima Júnior, destacou a importância do suporte prestado em operações desse tipo. “Graças à estrutura oferecida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e pelo Governo de Mato Grosso, o Ciopaer realiza ações rápidas em todo o Estado e contribui tanto para missões de segurança pública quanto para operações aeromédicas”.

Compartilhe:

Destaques