O Brasil fechou um acordo de cooperação internacional com a Itália para o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. O ministro participou do II Fórum Esfera Internacional em Roma, nesta sexta-feira (11).
O termo será assinado na Cúpula de Líderes do G20, em novembro, no Rio de Janeiro. No acordo, estão previstas trocas de informações em caráter permanente entre as forças de segurança brasileiras e italianas para combater o crime organizado.
O ministro se reuniu com o procurador-geral Antimáfia e Antiterrorismo da Itália, Giovanni Melillo, na última quinta-feira (10), para falar sobre a necessidade da cooperação policial e judicial no enfrentamento do crime organizado.
“Estamos aprendendo como eles lidam com o crime organizado, que é um fenômeno multinacional, mundial, que preocupa o mundo inteiro e que não pode ser combatido isoladamente. […] É preciso que haja uma colaboração internacional”, afirmou.
O ministro afirmou que o governo federal também está trabalhando para evitar que recursos ilícitos do crime organizado sejam transferidos para atividades lícitas, com apoio do Conselho de Controle de Atividades Financeiras e da Federação Brasileira de Bancos. Lewandowski disse também que o crime organizado está usando o fenômeno das bets para lavar dinheiro.