O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira (4) que pode se candidatar ao Senado nas eleições de 2026, dependendo do contexto político do país. Ele ressaltou que sua decisão será moldada pelos acontecimentos de 2025 e 2026, indicando que a percepção de seu Estado sobre sua relevância no Senado será um fator determinante.
“O que vai ser em 2026 vai depender muito do que acontecer em 2025 e também em 2026. Se eu tiver oportunidade do meu Estado poder dizer “acho que o Arthur será importante agora no Senado”, eu irei, se não, coloco outro nome à prova e a gente vai para as discussões”, declarou.
O mandato de Lira como deputado se encerra em 2026 e ele fica na presidência da Câmara até o fim de fevereiro de 2025. Neste período, ele tem se dedicado a garantir a escolha de seu sucessor, que tem o deputado Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, como o principal candidato para assumir o cargo. O presidente da Câmara enfatizou que a escolha do sucessor foi um processo desafiador, mas que resultou na melhor alternativa para a Casa.
“Eu sofri muito nesse meu processo de escolha do meu sucessor. Todos vocês sabiam que eu não estava focado em outra coisa que não fosse fazer a Câmara fazer um sucessor, estava focado em fazer o meu sucessor que seja aceito pela Câmara e crie um clima tranquilo na Casa”, revelou.