DIFICULDADES

Abilio suspende “Peixe Santo” e culpa regras federais e infraestrutura precária

O tradicional evento “Peixe Santo” não será realizado este ano em Cuiabá. O prefeito Abilio Brunini (PL) explicou que a suspensão se deve à ausência de infraestrutura adequada e às novas exigências impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que endureceu as normas para a comercialização de produtos de origem animal.

Segundo Brunini, o evento enfrentaria dificuldades para obter as autorizações necessárias. “Estamos tendo medidas mais rigorosas da Vigilância Sanitária que tem acompanhado algumas decisões. Isso não vem da Vigilância local, são determinações da federal que colocam que tem que ter um tipo de licença diferenciada para fazer a venda de produtos animal. Corria o risco da gente montar o espaço, se não for devidamente identificado ou aprovado para ter o selo, fazer essa venda e poderia dar problemas”, declarou o prefeito à imprensa nesta quarta-feira (16).

Com mais de três décadas de história, o “Peixe Santo” é conhecido por disponibilizar pescados a preços acessíveis na época da Páscoa, por meio de pontos de venda fixos e também no formato drive-thru.

No ano anterior, ainda durante a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a 31ª edição do evento também foi cancelada de forma repentina, a apenas dois dias da data prevista. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Smated) informou que a empresa fornecedora, Pescado Assunção Ltda (Peixe do Cerrado), alegou não possuir estoque suficiente para atender à demanda.

Além das exigências sanitárias, Brunini mencionou que o aumento no preço dos peixes também contribuiu para a decisão. Ele procurou amenizar o impacto do cancelamento, destacando que diversos estabelecimentos comerciais da capital estão promovendo ofertas voltadas para o período pascal.

“No ano passado já não foi assim”, afirmou o prefeito. “Neste ano, o que ocorre, o produto está muito caro e a Prefeitura não tem infraestrutura adequada para fazer. Além disso, está tendo muita oferta. Tem muito local vendendo peixe, tem vários lugares que estão vendendo esses produtos” concluiu.

Compartilhe:

Destaques