O prefeito de Cuiabá, Abílio Júnior (PL), declarou nesta sexta-feira (15) que não se arrepende do episódio em que questionou estudantes de uma escola estadual sobre quanto é “4×4”, durante a inauguração da Escola Estadual Alice Fontes, no bairro Jardim Nossa Senhora da Aparecida.
O caso repercutiu nas redes sociais e recebeu críticas do secretário de Educação, Alan Porto, e do secretário da Casa Civil, Fábio Garcia (União). Abílio, no entanto, defendeu sua postura afirmando que a intenção foi provocar uma reflexão sobre a qualidade do ensino.
“Não expus adolescentes. Quem gravou o vídeo foram eles mesmos, que enviaram para a imprensa. Eu apenas compartilhei a publicação de um site de notícias. A pergunta não foi ofensiva, é de quinta série. O que se expõe ali é a realidade da nossa educação”, disse o prefeito.
Ele também ressaltou que Cuiabá ocupa a 19ª posição entre as capitais brasileiras em desempenho educacional, lembrando que mais da metade dos estudantes conclui o ensino fundamental sem domínio adequado de matemática e língua portuguesa.
“A Baixada Cuiabana puxa os indicadores do Estado para baixo. Enquanto municípios do interior, como Lucas do Rio Verde, têm alto nível de qualidade, nossa Capital fica atrás”, acrescentou.