O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), declarou em entrevista coletiva na tarde de sexta-feira (09) que pretende aprimorar a alimentação destinada às pessoas em situação de rua na Capital, substituindo a atual entrega de marmitas por refeições servidas em um restaurante popular. O contrato com a empresa que fornece as marmitas está próximo do vencimento e, conforme o gestor, será feito um aditivo para garantir a continuidade do serviço até que a nova estrutura esteja em funcionamento.
“A gente vai renovar o contrato, mas também verificar a possibilidade de oferecer uma alimentação melhor, como lasanha, churrasco, coisas mais dignas. Também queremos montar uma barraca para que essas pessoas tenham um lugar mais agradável para se alimentar”, declarou o prefeito.
Brunini destacou que fornecer alimentação à população em situação de vulnerabilidade é uma responsabilidade da prefeitura e que a intenção da atual administração é oferecer um espaço mais adequado e acolhedor para esse público. “Nós já temos um restaurante popular, mas apenas um não é suficiente para atender a cidade toda, especialmente considerando nossa extensão territorial”, afirmou.
O prefeito também comentou as críticas em torno da possível mudança no formato de atendimento e enfatizou que a intenção não é suspender o fornecimento de alimentos, e sim melhorar a forma como ele é feito. “Parece que querem manter a distribuição de marmitas na rua. Não é isso. Queremos fornecer alimentação de forma digna, por meio de restaurante, com estrutura e respeito”, completou.
Durante sua fala, Brunini citou ainda episódios recentes de violência envolvendo pessoas em situação de rua, como homicídios e acidentes, para destacar a urgência e a seriedade do tema. “A vida nas ruas não é glamorosa. É uma realidade dura, que não desejo a ninguém. Precisamos tratar isso com profundidade e responsabilidade”, concluiu Abílio.