O prefeito Abílio Brunini (PL) usou suas redes sociais nesta sexta-feira (23), para falar sobre a lotação das UPA’s em Cuiabá nas segundas-feiras, em busca de atestados médicos para justificar falta no trabalho ou em outros compromissos. No vídeo postado, o prefeito analisa as imagens das câmeras de segurança, afirmando que os mesmos lugares na sexta-feira estão praticamente vazios.
Ele utiliza o exemplo da UPA Leblon, que na sexta-feira estava vazia, e que os picos de atendimentos aconteceram nos dias 5, 12, 19 de maio, todos na segunda-feira.
“Uma quantidade de casos com a única finalidade de pedir atestado e isso acaba prejudicando as pessoas que realmente precisam do atendimento de saúde durante esses dias da semana”, critica.
O prefeito reconhece que não se deve generalizar, porque muitas pessoas vão às unidades porque precisam. Ele também ressalta ter ciência da necessidade de se melhorar o funcionamento e atendimento nas unidades.
“Só que, quando você tem praticamente 4 para 1 a proporção de pessoas que vão buscar atestado e pessoas que vão buscar atendimento, aí você tem todo um tumulto do processo de atendimento da saúde”, reclama, clamando que este tipo de comportamento não pode persistir porque prejudica quem realmente precisa de atendimento.
Veja vídeo: