Nesta semana uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou uma combinação de veículos, a qual estava carregada com madeira, no município de Rondonópolis e fez a detenção do motorista por transporte ilegal da carga.
Durante o procedimento de fiscalização, foi solicitado ao condutor as guias florestais exigidas para o transporte de madeira e as notas fiscais correspondentes. Após a análise dos documentos, constatou-se que na verdade a documentação apresentada fazia referência a outro veículo e que a validade também já havia expirado em dezembro de 2021.
Diante disso, a equipe da PRF foi fazer a vistoria da carga, encontrando um excesso de peso e também uma divergência no volume de madeira entre o que estava carregado e o que constava nas guias florestais.
Diante dos fatos, o motorista do veículo foi detido, a princípio, por crime contra flora na modalidade “transportar ou guardar madeira e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente” conduta prevista no Art. 46, parágrafo único, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
O veículo e a carga foram encaminhados ao pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), onde permanecerão à disposição do juízo para providências cabíveis.
(Da Assessoria)