No período de recesso para as celebrações de Natal, entre sexta-feira (20) e quarta-feira (25), 504 motoristas tiveram a viagem interrompida por problemas veiculares e foram atendidos pela Nova Rota do Oeste, Concessionária controlada pelo Governo de Mato Grosso por meio da MT Par e responsável por administrar os 850 quilômetros de rodovia entre Itiquira e Sinop. A Nova Rota conta com equipes posicionadas em pontos estratégicos da rodovia para prestar apoio rápido a esses motoristas. Os serviços podem ser acionados pelo 0800 065 0163, por ligação ou WhatsApp.
O levantamento da Nova Rota do Oeste aponta que durante o recesso para as celebrações natalinas, 345 usuários contaram com a estrutura da Concessionária ao longo da rodovia para solucionar problemas mecânicos, cerca de 72% do número total de atendimentos. Outros 48 veículos foram atendidos por falta de combustível, a chamada pane seca, enquanto 26 condutores acionaram a Concessionária por panes elétricas, 26 por superaquecimento do motor, e outros 59 por desgaste de pneus. A maioria das situações seria evitada com a realização de manutenção preventiva e planejamento.
Com aproximação do feriado de Ano Novo, a gerente de Eficiência Operacional da Nova Rota, Barbara Nathane, reforça aos motoristas que realizem a manutenção do veículo antes de pegar a estrada para evitar ter a viagem interrompida por problemas veiculares. “Para garantir uma viagem tranquila e segura, precisamos ter certeza de que nosso veículo está em perfeitas condições. Pneus em bom estado, freios eficientes e sistemas elétricos funcionando corretamente. Além da revisão adequada, outro ponto fundamental para quem vai iniciar a viagem é planejar o roteiro considerando os pontos de parada para abastecimento, a fim de evitar ficar sem combustível no caminho. Vale mencionar que podem ocorrer adversidades, como interdições não previstas, por isso é importante ter sempre em seu veículo água e algum alimento não perecível de fácil consumo”.