Na manhã desta sexta-feira (07), Deosdete Cruz Júnior tomou posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na sede do Palácio da Justiça em Cuiabá. Eleito pelo Quinto Constitucional destinado ao Ministério Público, foi nomeado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil).
A cerimônia contou com a presença dos desembargadores, deputados estaduais e federais, senadores, do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), além do próprio governador. Em seu discurso de posse, ele afirmou que suceder o desembargador aposentado Guiomar Teodoro Borges é uma honra, pois ele é uma fonte de inspiração. “Mais importante que como começamos é como encerramos, e Guiomar é uma pessoa de referência”, declarou.
Deosdete aproveitou para alfinetar o deputado federal Emanuelzinho (MDB), que tentou barrar sua nomeação, alegando que sua candidatura feria princípios constitucionais. No entanto, o pedido de impugnação foi negado pelo conselheiro Ulisses Rabaneda, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também esteve presente na posse.
Ele também lembrou de sua trajetória de 20 anos no Ministério Público de Mato Grosso e que, embora não tivesse intenção de entrar na Corte, foi encorajado a colocar seu nome à disposição do colegiado e para a sanção governamental.
“Não existe Estado de Direito sem Judiciário forte. E, para ter um Judiciário forte, é preciso ter magistrados independentes”, destacou ao afirmar a competência de seus pares.