O estudo do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) prevê que as vendas relacionadas ao Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15), devem subir 4%. Para aquecer ainda mais o ritmo de receitas e itens comercializados, parte dos empresários adotou estratégias para estimular o consumo no comércio varejista. Os recursos para fomentar as vendas vão desde a oferta de vantagens em estabelecimentos parceiros, cashback e as boas e velhas promoções.
Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, o Dia do Consumidor é a data que marca o início do calendário varejista em 2024 e pode ser considerada uma espécie de termômetro para as principais ocasiões para o comércio no primeiro semestre. “É uma data para lembrar a importância do consumidor e que destaca os seus direitos. Para cativá-lo, o comerciante precisa focar na pessoalização e na qualidade do atendimento para melhorar a experiência do consumidor, tratando cada cliente como se fosse único, além de apostar em criatividade e bons descontos. Em relação a um dia normal, o faturamento chega a subir cerca de 20%”.
De acordo com levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 64% dos entrevistados revelaram ter intenção de fazer compras durante o Dia do Consumidor e o cenário promete impulsionar o comércio online e offline. Itens de vestuário, calçados e acessórios devem ser os mais procurados (48%), seguido por eletrodomésticos (39,8%), alimentos e bebidas (37,7%) e eletrônicos (35,7%).
O otimismo do comércio para a data tem como um dos fatores o aumento de 3,1% da renda habitual média do trabalho em 2023 no comparativo com o ano anterior. Conforme levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as estimativas mostram que o ganho médio real em dezembro de 2023 (R$ 3.100) foi 0,7% maior que o observado em novembro (R$ 3.078) e 3,9% superior ao valor de dezembro de 2022 (R$ 2.985).
Em janeiro de 2024, a estimativa mensal avançou para R$ 3.118.
Ainda conforme o estudo divulgado na última semana, os rendimentos habituais recebidos pelas mulheres registraram crescimento interanual maior que os dos homens ao longo de todos os trimestres de 2023 – revertendo o desempenho de anos anteriores. No quarto trimestre, o aumento entre as mulheres foi de 4,2%, contra 2,5% de alta na renda média habitual dos homens.