PREVENÇÃO

Vacina contra Influenza: entenda a importância de se imunizar

Flu vaccination concept. Medical bottles with Influenza vaccine. 3D rendered illustration.

Com a proximidade do outono e inverno, muitas pessoas começam a se preocupar com a gripe. A doença, causada pelo vírus influenza, pode ser bastante grave e até mesmo fatal em casos mais extremos. Por isso, uma das formas mais eficazes de prevenção é a vacinação.

A vacina é recomendada para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, principalmente para grupos considerados mais vulneráveis, como idosos, gestantes, crianças pequenas, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas. “Esses grupos têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe, como pneumonia, sinusite, otite, entre outras”, complementa do médico do Trabalho, do Serviço Social da Indústria de Mato Grosso, Ediney Espinola.

O médico afirma que a vacinação é importante não só para proteger o indivíduo vacinado, mas também para evitar a disseminação do vírus influenza na comunidade. “Quando mais pessoas são imunizadas, menor é a chance de o vírus se espalhar e infectar pessoas que ainda não foram vacinadas”.

De acordo com Espinola, a vacina é segura e eficaz, mas é importante lembrar que ela não protege contra outras doenças respiratórias, como o resfriado comum e a Covid-19. “Por isso, ao apresentar sintomas é fundamental continuar seguindo as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

Apesar de estarmos familiarizados com a doença, a gripe mata mais de 500 mil pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e deve ser vista com cautela, principalmente tratando-se de crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Compartilhe:

Destaques