APÓS 42 ANOS SEM PÓDIO

Lucca Marques é prata no Mundial Júnior de ciclismo de pista

Aos 18 anos, Lucca Marques Ferreira da Silva fez história para o ciclismo de pista do Brasil. Na sexta-feira (23), o atleta conquistou a medalha de prata na corrida por pontos e recolocou o país no pódio do Mundial Júnior da modalidade, 42 anos após a última e única vez em que isso tinha acontecido. Em 1982, Mauro Ribeiro ganhou o ouro na mesma prova de Lucca.

A corrida por pontos não integra, por si só, o programa olímpico – ela compõe o omnium, disciplina disputada nos Jogos. Em Luoyang, na China, onde acontece o Mundial Júnior de 2024, os atletas tiveram que dar 100 voltas na pista, em um percurso total de 25km. Os quatro primeiros colocados a cada 10 voltas receberam pontuação, e quem abriu uma volta extra ainda ganhou 20 pontos de bônus.

Antes do Mundial, Lucca já tinha alcançado bons resultados no Pan-Americano Júnior, em junho deste ano. O jovem ganhou dois ouros (scratch e eliminação) e um bronze (madison) na competição continental. Ainda terminou em quinto no omnium. Aos 18 anos, ele já desponta como um dos principais nomes do Brasil no ciclismo de pista – a modalidade não tem um representante do país em Olimpíadas desde 2016, no Rio de Janeiro.

Compartilhe:

Destaques