Aconteceu nesta segunda-feira (28) em Paris, França, a cerimônia de Bola de Ouro, que premia os melhores jogadores, times e destaques da temporada 2023/24. O grande prêmio, de Melhor Jogador, foi dado para Rodri, do Manchester City. O evento começou polêmico, com o cancelamento do Real Madrid, que deixou de comparecer à competição após rumores de que nenhum dos seus jogadores – Vinicius Júnior, Jude Bellingham e Dani Carvajal – ficaram com o troféu ‘Bola de ouro’. Vale lembrar que o francês chegou agora na equipe galáxia e não participou da temporada 2023/24.
O time merengue chegou a criticar a organização, que neste ano realiza o evento com a Uefa, e dizer que eles não respeitam o Real Madrid, e que o Real Madrid não vai onde não é respeitado. O time, no entanto, foi eleito como o ‘Melhor Time Masculino’ e Carlo Ancelloti, como o ‘Melhor Treinador Masculino’, mas pela ausência da equipe, não havia ninguém para receber o prêmio. O evento também contou com homenagem para Franz Beckenbauer, jogador alemão que morreu em janeiro deste ano, e Ruud Gullit, ganhador da Bola de Ouro de 1987. Ele foi o responsável por entregar o primeiro troféu da noite.
Confira os vencedores:
Troféu Kopa – Lamine Yamal
Savinho, jogador da Seleção Brasileira, e do Mancheters City, concorria nesta categoria que premia o melhor jogador sub-21, e ficou em 4ª lugar, atrás de Kobbie, Arda Güler e Lamine Yamal, e na frente de Pau Cubarsi.
Melhor Clube Feminino – Barcelona
Melhor Clube Masculino – Real Madrid
Troféu Gerd Muller – Mbappé e Harry Kane
Melhor goleiro – Emiliano Martínez
Prêmio Sócrates – Jeniffer Hermoso
Melhor treinador feminino – Emma Hayes
Artur Elias, ex-Corinthians que assumiu a Seleção Brasileira Feminina neste ano, era um dos candidatos. Ele foi o responsável por levar o Brasil a final das Olimpíadas.
Melhor treinador Masculino – Carlo Ancelotti
Melhor jogadora – Aitana Bonmatí
Melhor Jogador – Rodri
Vinicius Júnior, que era apontado como um dos favoritos para a premiação, ficou com o segundo lugar.