https://www.setasc.mt.gov.br/

ATUALIZAÇÃO

VG e cidades do interior registram mais casos da varíola

O número de infectados com monkeypox (varíola dos macacos) subiu para 29 em Mato Grosso. As cidades de Várzea Grande, Tangará da Serra e Barra do Garças foram as ultimas cidades a registrarem os casos de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta terça-feira (30).

 

Até o momento, 87 testes já foram realizados, desse número, 27 foram descartados e outros 31 aguardam resultados e considerados suspeitos.

A cidade com mais contaminados é Cuiabá, que tem 13 confirmações. Em seguida, Várzea Grande com 8 casos, Tangará da Serra com 3, Barra do Garças , Rondonópolis, Sorriso e Nova Xavantina.

Todas as amostras são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Transmissão
A transmissão entre humanos pode ocorrer com o contato direto com secreções respiratória, lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada. A infecção também se dá a partir do contato com superfície ou objetos recentemente contaminados. Os principais sintomas são febre e erupção cutânea, mas as pessoas também podem apresentar calafrios e linfadenopatia – inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço.

Compartilhe:

Destaques