O líder do prefeito na Câmara de Várzea Grande, Cleyton Nassardem Gerra (MDB), que se apresenta aos eleitores como Sardinha, que foi contrário à abertura de uma CPI para investigar o DAE, chegando a pedir desculpas pela fala do presidente da autarquia, Carlos Alberto Arruda, que em novembro do ano passado, atendendo a convocação do parlamento, disse não temer uma CPI e que se instalada deveria investigar a fundo o órgão, aparece novamente manifestando seu desejo que nada seja mudado no Departamento de Água e Esgoto da cidade.
Para justificar seu posicionamento contrário a privatização do DAE, Sardinha mandou a seguinte perola, retirada de “um estudo” que ele não explicou quando e por quem foi feito:
“Eu, particularmente sou contra a privatização. Existe um estudo em Várzea Grande, onde 300 mil residências não pagam água em Várzea Grande. Veja bem, para que cada ser humano possa sobreviver são necessários 33 litros de água por dia. Então você imagina, uma casa com 3 pessoas a 33 litros de água diários, olha o tanto de água, 300 mil residências”.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia, para consumo e higiene. No Brasil é gasto, em média, 154 litros/dia por habitante. 33 litros, talvez seja o que o DAE disponibiliza, intermitente, para cada habitante.
No último Senso o número de habitantes de Várzea Grande foi estimando em 300 mil.
“Matemática-mente” o vereador foi perfeito. Disse que Várzea Grande tem 900 mil habitantes e que, absolutamente, ninguém desse total paga a conta de água.
Vídeo: Vejabemmt.