Passando por um recente reajuste no valor da tarifa de ônibus, o transporte coletivo da baixada cuiabana parece ainda não ter “transformado” o reajuste em melhoria aos usuários. A frota reduzida, quebrada e que funciona em horário alternativo tornou-se uma dor de cabeça constante para a população.
Conforme denúncia dos leitores do Site PHDNews, tanto os ônibus de Cuiabá quanto o de Várzea Grande enfrentam os mesmos problemas: atrasos constantes, poucos veículos em circulação e pontos de ônibus lotados durante todo o dia.
Mesmo com a segunda tarifa de ônibus mais cara do país, no valor de R$ 4,95, a região metropolitana oferta um transporte público sucateado aos usuários.
Em entrevista a nossa redação, uma moradora do bairro doutor Fábio, que não quis se identificar, se queixa dos atrasos sem justificativa da linha e a precariedade do terminal de ônibus do CPA 3:
“Já fazem meses que esse terminal está em reforma e nunca termina, o local onde ficamos não possui nem iluminação pública. Um perigo! A linha do meu bairro A14, está passando de uma em uma hora e fora do horário”.
Erick Siqueira, morador de Várzea Grande relata a demorada dos ônibus intermunicipal no fim da tarde para levar os passageiros de Cuiabá para Várzea Grande
“Ontem, fiquei quase uma hora no ponto e apenas 1 ônibus passou nesse intervalo e ambos lotados até na porta. Estamos cansados pós expediente e somos obrigados a ter que passar por esse transtorno”
A respeito das denúncias a SIT, empresa responsável pelo monitoramento dos ônibus disse que não identificaram atrasos nas linhas, mas que irão apurar o sistema de bilhetagem para verificar a superlotação se necessário arrumar reforços nas linhas.
Em relação a linha A14 a mesma opera com uma frequência de 30 em 30 min somente após o horário de pico as ( após as 20hrs) que aumenta o a frequência para 56min, verificado o sistema GPS da mesma a semana toda (desde o dia 18/07 até hoje ) não identificamos atrasos na mesma. Em relação as linhas que operam na avenida do cpa também verificamos a data de ontem e as mesmas rodaram de acordo com o planejado na Ordem de serviço. Vamos verificar o sistema de bilhetagem para verificar a questão da superlotação se necessário arrumar reforços nas linhas, no entanto em relação ao cumprimento de horários ambas rodaram de acordo com o planejado.