Tchá por Deus (1)! Nesta sexta-feira (8 de abril), a cidade com a maior população do Estado, que a cada ano recebe novas levas de paus-rodados (2) que se juntam a sua calorosa gente, completa 303 anos. Em grande parte dessa história, o Poder Judiciário de Mato Grosso se fez presente e correu duro (3) para entregar uma Justiça com cada vez mais equidade e inclusão.
Mesmo na londjura (4) dos grandes centros urbanos, nos últimos três séculos Cuiabá cresceu aúfa (5) e se desenvolveu conforme as necessidades de seu povo, que exigia passos firmes rumo à evolução da cidade. E o Judiciário acompanhou o desenvolvimento da Capital aproximadamente pela metade deste período, desde a instalação do Tribunal da Relação da Província de Mato Grosso, em 1874. Ali teve início uma parceria digoreste (6)!
À cidade onde nasceu, cresceu e trilhou toda a sua trajetória profissional, a desembargadora presta uma singela homenagem. “Neste 8 de abril, nossa maior homenagem a Cuiabá, essa terra querida, de gente aguerrida, alegre e acolhedora, é continuar trabalhando para garantir uma justiça com mais eficiência, equidade e inclusão. Parabéns, Cuiabá!”
O acesso à justiça, por meio desse Fórum, sempre esteve diretamente ligado ao desenvolvimento de Cuiabá, pois com o aumento da população e da renda, as demandas junto ao Judiciário também aumentaram aúfa (5).
O atual prédio do Fórum foi inaugurado em 28 de fevereiro de 2005 e uma das mais recentes benfeitorias do local, fundamental para aplacar o calor da cidade conhecida como Cuiabrasa (10), foi a obra de climatização, entregue pela Administração do Poder Judiciário em dezembro de 2020.
A melhoria no Fórum Desembargador José Vidal garantiu um ambiente com mais conforto para as pessoas que circulam no local diariamente. Também trouxe comodidade para o público interno, para os operadores do Direito e para a população.
Atualmente, na Comarca de Cuiabá (Fórum e juizados), atuam 75 juízes e juízas, com a ajuda de 638 servidores e servidoras e 210 estagiários e estagiárias.
Saiba mais sobre a relação entre Judiciário e a cidade de Cuiabá na segunda matéria sobre os 303 anos da Capital de Mato Grosso.
* Essa matéria foi escrita com palavras do linguajar cuiabano como forma de homenagear os cuiabanos de tchapa e cruz da nossa Capital! Se ficou com dúvidas, confira o significado abaixo:
1. Tchá por Deus = Expressão de espanto, admiração, dúvida
2. Pau rodado = nascido fora de Cuiabá
3. Correu duro = Andar mais rápido
4. Londjura = muito distante
5. Aúfa = bastante, muita
6. Digoreste = ótimo, exímio
7. Ê aaah = indagação
8. Tchapa e cruz = cuiabano autêntico
9. Moage = frescura
10. Apelido carinhoso em razão do calor predominante na cidade
(Da Assessoria)