VEJA ENTREVISTA

Setembro será dedicado a conscientização e visibilidade da Comunidade Surda

Além de ser um mês voltado a prevenção do suicídio, o mês de setembro também fará o enfoque em histórias de lutas por uma sociedade inclusiva celebrando os direitos conquistados pela comunidade surda.

No Brasil, estimasse que exista mais de 10 milhões de surdos, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada. Tornando-se cada vez mais importante a utilização de libras no dia a dia.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é um meio legal de comunicação e expressão e representa um grande avanço para essa comunidade. Porém, a língua não é universal pois cada país tem a sua. Setembro é o mês para relembrar as lutas ao longo dos anos e comemorar as conquistas alcançadas pela Comunidade Surda no mundo inteiro e valorizar o profissional que traduz e interpreta a Língua Brasileira de Sinais para a língua portuguesa e vice-versa, mediando a comunicação entre surdos e ouvintes nos mais diferentes espaços da sociedade.

Setembro é escolhido por trazer repletos significados na cultura e história nacional e internacional. Conheça algumas datas:

Dia 10 – Dia Mundial da Língua de Sinais

Dia 23 – Dia Internacional da Língua de Sinais.

Dia 26 – Dia Nacional dos Surdos

Dia 30 – Dia Internacional do Surdo e Dia Internacional da Tradução e do Tradutor/Intérprete

O dia 26 foi instituído como o dia Nacional dos surdos por conta da criação da primeira Escola de Surdos no Brasil. Atualmente conhecido como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Na manhã desta segunda-feira (29), a fonoaudióloga Vanessa Moraes foi a entrevistada do Jornal da Manhã Cuiabá, da Rádio Jovem Pan, e tirou algumas dúvidas referentes aos cuidados com a audição, o uso dos aparelhos auditivos e a importância do mês de conscientização.

VEJA ENTREVISTA:

Compartilhe:

Destaques