ERROS DOS INSTITUTOS

Senado pode instalar CPI das pesquisas eleitorais nesta semana

A Câmara dos Deputados pode votar um Projeto de Lei que endurecerá as regras para os institutos de pesquisas. O presidente da casa, deputado Arthur Lira (Progressistas), disse que pode pautar a proposta do deputado Ricardo Barros (Progressistas), líder do governo, nesta semana. Já no Senado Federal, o senador Marcos do Val (Podemos) conseguiu as assinaturas necessárias para a instalação de uma CPI que investigue os institutos.

O requerimento da CPI é do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e está pautado para ser votado na terça-feira. O senador pede a presença de 15 pessoas e entidades, inclusive o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. O requerimento também cita o nome da CEO do Ipec (ex-Ibope), Marcia Cavallari; do diretor do Datafolha, Mauro Paulino; e do diretor da Quaest, Felipe Nunes.

O questionamento do senador, argumenta que as pesquisas eleitorais têm impacto sobre a decisão de voto dos cidadãos, e que as variações de prognósticos entre diferentes institutos indicam “óbvia e inegável existência de desvios inaceitáveis”. Para o senador, há possibilidade convincente de preferência de alguns institutos por determinados candidatos.

Os senadores Welington Fagundes (PL) e Jaime Campos (União Brasil) assinaram o requerimento.

 

Compartilhe:

Destaques