Já nos primeiros dias de trabalho como secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, o arquiteto José Afonso Portocarrero fez uma visita ao Horto Florestal Tote Garcia, no bairro Coophema, em Cuiabá, para reconhecer a situação atual e identificar as necessidades de melhorias. Esta ação faz parte de um conjunto de propostas alinhadas com as metas do prefeito Abílio Brunini para o município.
Na oportunidade, o secretário, acompanhado do secretário-adjunto de Meio Ambiente, Valdinir Piazza Topanotti, e do superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), José Antônio Lemos, que é arquiteto e urbanista, e também do arquiteto Gleisson Santos, percorreu o Horto, tanto a parte de Educação Ambiental, onde se concentram as trilhas para visitação e conhecimento da fauna e flora presente no local com espécies nativas, o auditório para palestras e discussões ambientais, bem como a área do viveiro onde se concentram mudas de várias espécies frutíferas e ornamentais, plantas medicinais, produção de sementes entre outras.
Durante a visita, Portocarrero verificou a ausência de cuidado, como a falta de manutenção nas trilhas, que inclui a poda de árvores e limpeza, além do muro ao redor que caiu e interfere diretamente na segurança do ambiente. E destacou a importância do Horto Florestal como um patrimônio da cidade, que pretende revitalizar o Horto Florestal para que a população possa usufruir melhor do espaço, que já desempenha um papel fundamental na educação ambiental, produção de mudas e a promoção da cidadania. “O Horto é um patrimônio da cidade e queremos resgatar isso aqui no Horto e em outros espaços importantes, como propôs o prefeito Abílio. Fizemos uma visita aqui com a nossa equipe porque é essencial que esse espaço esteja integrado ao planejamento da cidade”, disse o secretário.
Entre as tratativas para ampliar o acesso ao Horto, está a possibilidade de abrir o local para visitação pública aos finais de semana, e deverá ser implementada com o andamento dos trabalhos à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, à qual o Horto Florestal está vinculado.
Portocarrero destacou que o Horto Florestal é a nossa casa, que todos precisam estar envolvidos nos cuidados. No entanto, isso é mudança de cultura. “Todos precisam ter a consciência do zelo, quem mora numa casa ajuda a cuidar, deixar sempre apresentável. A comunidade tem que ter esse olhar participativo e de pertencimento”.
ZÉ BOLO FLOR E MORRO DA LUZ
Além do Horto Florestal Tote Garcia, o secretário José Afonso Portocarrero mencionou o Parque de Zé Bolo Flor, localizado nas proximidades do Horto, e que também receberá atenção do poder público, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Sobre o Morro da Luz, lembrou que há centenas de anos já era visto com foco na preservação ambiental, trata-se de um projeto histórico relacionado ao Morro da Luz.