A secretária Maria das graças Metelo, que comanda a secretaria de saúde de Várzea grande, admitiu, o que já vem sendo denunciado pela população que precisa de atendimento nos aparelhos de saúde do município e dos próprios profissionais de Saúde. Equipes estão sendo desfalcadas por conta de demissões no setor, inclusive de médicos.
Maria das Graças anunciou que há necessidade de corte é de 405 servidores na Saúde, e que até agora foram demitidos, “só” 240.
As demissões estão ocorrendo por conta de excesso de contratos temporários que não podem ser maiores que 60% do número de concursados.
A diminuição deveria ser gradual desde 2022. Sem perguntar o porque de um número tão alto de funcionários serem demitidos faltando pouco mais de um mês para o fim do mandado de Kalil, até aí a conta fecha.
O ponto milagroso se refere a fala da secretária, que a demissão de 205 servidores não afetou o atendimento nas unidades de saúde.
Isso só é possível com algumas situações.
São funcionários fantasmas. Batem ponto, mas não movem uma palha e não estão fazendo falta?
Ou então, Maria é das Graças mesmo, e alcançou essa graça de conseguir diminuir o número de funcionários e manter o atendimento normal das unidades.
Como as denúncias dos usuários da saúde não param de chegar, dando conta de superlotação, provavelmente foi uma fala equivocada e Maria quis fazer uma graça com o povo.
As declarações fora dadas ao VG Noticias.