Em entrevista à Rádio Jovem Pan Cuiabá – 94,9 FM – nesta terça-feira (03.04), a superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, Daiana Mabel, explicou sobre o saque emergencial do FGTS que começou a ser disponibilizado aos trabalhadores com saldo desde o último dia 20 de abril. Trata-se de uma das medidas de apoio do programa Oportunidade e Renda do Governo Federal e prevê que todo trabalhador que tem saldo disponível faça saque de até R$ 1 mil.
“É importante dizer aos trabalhadores que esses saques são automáticos e de forma 100% digital. Basta que o trabalhador tenha saldo disponível e, de acordo com o calendário, que iniciou dia 20 de abril, conforme o mês de aniversário, ele terá saldo de até R$ 1 mil disponibilizado na conta digital Caixa Tem”, afirmou a superintendente ratificando que o calendário segue até dia 15 de junho, quando os nascidos de dezembro terão o valor disponibilizado.
Mabel lembra que essa não é a primeira vez que os trabalhadores fazem saque emergencial. “Todos já tiveram suas contas digitais no Caixa Tem abertas, de forma automática. Então, a medida que o calendário vai avançando, o trabalhador vai ter o crédito automaticamente lá na conta. Automaticamente a conta já é criada. O que você precisa é baixar o aplicativo do Caixa Tem no celular”, explicou.
Questionada sobre a atuação Caixa Econômica durante a pandemia, Mabel destaca que foi um dos desafios maiores que os funcionários da Caixa já viveram em sua jornada de trabalho. “Mas seguramente, que orgulha muito de ter participado daquilo que a gente entende hoje como o maior programa de bancarização que se tem notícia no mundo. Não só no Brasil, na América Latina, mas no mundo. Então, nos orgulha muito ter feito parte desse desafio. E quem, sem dúvida, tivemos bastante dificuldade. Mas, muita boa vontade para superar os períodos mais críticos”, pontuou.
E a partir do dia 19 de maio, as agências da Caixa em Mato Grosso vai voltar a atender das 9h às 14h. “Já voltamos o horário anterior à pandemia de atendimento que é das 11h às 16h, mas vamos retroagir passar a atender em todo o estado das 9h às 14h. Iniciar mais cedo de modo a poder acolher todas as demandas”, explicou a superintendente.