Há anos o serviço de fornecimento de energia elétrica se mantém no ranking dos mais reclamados no Procon Estadual e Municipal. “Cobranças indevidas e/ou abusiva” e “dúvidas sobre cobrança” são as principais reclamações dos consumidores, segundo informado pelos órgãos. Só nos cinco primeiros meses deste ano foram registradas 933 reclamações contra a Energisa Mato Grosso, concessionária responsável pelo fornecimento de energia.
Em Cuiabá, nesse mesmo período, foram 368 atendimentos, segundo informações do Procon Municipal. As reclamações são sempre as mesmas: o valor alto das contas e que, muitas vezes, não corresponde com o que foi consumido de fato.
Diante desse cenário de aumentos, a empresária Angélica Muniz acionou o Procon para registrar uma denúncia de cobrança indevida. Ela contesta o alto valor da conta de energia, já que ela e o esposo, os únicos moradores da casa, passam o dia fora, mesmo aos finais de semana.
“Chegamos sempre por volta das 21h30 ou 22h, todos os dias. Aos finais de semana também ficamos fora de casa, por causa de nosso comércio. Fizemos a reclamação no Procon e já entramos também com uma ação, porque isso é abuso”, disse a empresária.
A consumidora Maria Vera Lucia Forte Quarto também procurou o Procon para reclamar, já que recebeu duas contas no mesmo mês. O fato a fez questionar sobre os serviços prestados pela concessionária de energia.
“Fiquei indignada! Recebi duas faturas no mesmo mês com vencimentos próximos, diferença de uma semana, mais ou menos, então resolvi abrir um chamado no Procon e agora estou aguardando para ver o que será feito”, disse, em entrevista ao Estadão Mato Grosso.
Segundo o Procon, diante de sucessivos reajustes da conta de luz, da realidade econômica, climática e sanitária do país, a situação exige esforços de todos as partes envolvidas. Ao Procon cabe identificar os principais equívocos e atuar no equilíbrio das relações de consumo. Assim, a instituição vem realizando uma avaliação detalhada do sistema que envolve o serviço de fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso por parte da concessionária de energia que atua no estado.
Dicas para evitar o consumo exagerado
Para ajudar a reduzir a conta de luz neste período de altas tarifas, o Estadão Mato Grosso pegou algumas dicas importantes com técnicos do Procon. A ideia é reduzir o desperdício, principalmente nesse período de inverno e de pandemia, quando muitos ainda estão trabalhando em home office.
Entre as dicas estão: evitar banhos quentes longos e demorados, já que o chuveiro elétrico é um dos aparelhos eletrodomésticos que mais consomem energia. Sempre que possível, programe os banhos para os períodos mais quentes do dia, assim você evita ligar o chuveiro.
Com relação à geladeira, o morador deve regular o termostato do equipamento para uma temperatura mais baixa e evitar abrir a porta constantemente, além de não utilizar a grade traseira da geladeira para secar roupas ou tênis.
Outra dica não menos importante é que, ao deixar um cômodo vazio, mesmo que por curto período de tempo, sempre apague a luz. Ao sair de casa, retire da tomada aparelhos que ficam em modo stand-by, como televisão, aparelhos de som, ventiladores entre outros.
No momento de lavar roupa, dê preferência para acumular o máximo de peças que puder e utilize o equipamento na capacidade máxima, economizando água e energia. Já, na hora de passar a roupa, não ligue o ferro elétrico para passar pouca quantidade de roupas, pois o sistema de aquecimento deste eletrodoméstico demanda maior energia do que mantê-lo na temperatura ideal.
Em relação à iluminação, invista em lâmpadas de led, que gastam 80% menos energia. Ao utilizar secador de cabelo ou chapinha, faça-o somente após enxugar bem o cabelo com a toalha. O uso do ar-condicionado deve ser feito com portas e janelas fechadas, para evitar sobrecarga no aparelho.
Por fim, é preciso que as instalações elétricas sejam vistoriadas por um eletricista com frequência, por motivos de segurança, além da economia em casos de fuga de energia.