O famoso concurso Le Mondial du Fromage, que premia queijos de todo o mundo, está na sua 7ª edição e acontece em Paris, na França. E o casal Silas e Larissa Barbosa, dono da queijaria mato-grossense Quinta da Cartucheira, não ficou de fora. Os queijos são produzidos na área rural de Nossa Senhora do Livramento há 5 anos e conquistaram o paladar de diversos degustadores ao redor do mundo, por ser feito artesanalmente e com muito amor, como a própria proprietária diz: “acredito que o amor pelo feitio e o terroir da fazenda faz toda a diferença”.
Neste ano, eles foram participar da renomada competição, que recebe milhares de pessoas de todo o mundo em busca de medalhas. Por ser em outro continente, nem sempre é fácil o deslocamento. “Graças a ajuda da Assembleia Legislativa e do Sebrae foi possível fazer a viagem, dessa e mais 9 queijarias do estado”, contou Silas.
E, felizmente, o Queijo Rubi da Cartucheira conquistou medalha de bronze, estando em uma categoria de alta notoriedade e concorrência; o diferencial do exemplar é explicado pelos produtores: “é um queijo de massa semi cozida prensada, de textura elástica e amanteigado. Muito aromático e saboroso. Um queijo artesanal por mais que seja feito da mesma forma, mas maturado em diferentes lugares, ele nunca será igual, isso o torna ÚNICO”.
Mas não para por aí. Em outubro acontecerá o Concurso do Queijo de Mato Grosso, nos dias 24 e 25, que será aberto ao público, e a própria queijaria convida a população a prestigiar o evento.