A falta de médicos em policlínicas de Cuiabá, vem tornando cada vez mais “comum”. O site PHD News vem recebendo inúmeras denúncias de usuários do sistema público de saúde, que reclamam da falta de assistência por parte da Prefeitura.
Enquanto algumas unidades mal possuem um quadro de profissionais completos, em outras a superlotação de pacientes acaba gerando uma fila enorme por atendimento.
Recentemente moradores do bairro Jardim Imperial, da capital, denunciaram ao site que existem pacientes aguardando por consultas há pelo menos 4 meses. Segundo informações, a unidade suspendeu consultas médicas funcionando somente o pronto atendimento para casos de Covid e urgência para grávidas.
Desde o início do ano, denúncias são instauradas contra a pasta municipal de saúde sobre a falta de atendimento, a longa fila no pronto atendimento e até mesmo insumos médicos.
Entramos em contato com a Prefeitura de Cuiabá que nos enviou a seguinte nota:
A Secretaria Municipal de Saúde – SMS informa:
Devido ao cumprimento de decisão judicial que proíbe a SMS de efetuar qualquer tipo de contratação direta de profissionais (médicos e de outras áreas), a rede básica tem sofrido com a falta de médicos. Foi realizado um processo seletivo em janeiro deste ano, mas poucos médicos entraram;
No momento, a unidade Jardim Imperial 1 e 2 conta com apenas uma médica, que está atendendo duas equipes. Aproximadamente 12 bairros fazem parte da área de abrangência desta unidade;
Com o aumento de casos de covid, houve um grande crescimento na testagem e todos os casos positivos são encaixados para atendimento no mesmo dia, para tratamento.
Um novo processo seletivo está em andamento para suprir o déficit de profissionais na rede.