O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), está avaliando a possibilidade de conceder um auxílio de R$ 1 mil para as famílias impactadas pela enchente provocada pela forte chuva deste domingo (12), na Capital. O benefício seria pago em uma única parcela para apoiar as famílias que perderam tudo devido à água. O número inicial estimado é de 150 famílias afetadas, conforme o prefeito informou em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (13), no Palácio Alencastro.
“A maneira mais eficiente é realizar o cadastramento dessas famílias e encaminhá-las para o auxílio, em vez de ter que visitar, analisar materiais e, quando a ajuda chega, já é tarde. Estamos buscando simplificar e agilizar esse processo”, declarou o chefe do Executivo municipal.
De acordo com o prefeito, o decreto foi emitido para que a Secretaria de Ordem Pública (Sorp) possa fazer contratações emergenciais e agir rapidamente nas áreas atingidas. No domingo, Abilio visitou os bairros Jardim Eldorado, Boa Esperança e São Mateus, onde caminhou com a água até a altura da cintura.
“O secretário de Obras já está contratando com urgência quatro equipamentos para realizar a limpeza das bocas de lobo. Isso só pode ser feito devido à situação emergencial. Se não fosse pela chuva, não conseguiríamos agir dessa forma, pois seria necessário passar por um processo licitatório, o que levaria entre três e seis meses”, explicou.