Um cachorro da raça Pitbull foi resgatado com vida após ser enterrado em um terreno baldio, no Residencial Alice Novac, em Cuiabá, na tarde de sábado (3). A ação de resgate contou com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a equipe do Bem-Estar Animal.
O atendimento foi acionado por volta das 16h, por meio de uma denúncia ao CIOSP, que informava sobre a possibilidade de um animal ter sido enterrado vivo. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou o cão em estado de extrema debilidade física, com sinais de quase desfalecimento e uma extensa lesão aberta na lateral do corpo.
Durante a operação de resgate, vizinhos e testemunhas informaram que o animal pertencia aos moradores da casa localizada ao lado do terreno, o que foi confirmado posteriormente. A polícia se deslocou até a residência na Rua D, onde encontrou uma mulher de 25 anos, que é esposa do suposto proprietário.
Em depoimento inicial, a mulher afirmou que o cão estava doente, mas apresentou versões contraditórias, primeiro dizendo não saber do paradeiro do animal e depois relatando os fatos. Ela contou à polícia que o marido, um homem de 39 anos que não foi localizado, teria dito que “iria dar um fim no cachorro”. Segundo seu relato, o marido chegou acompanhado de outro homem, agrediram o animal e, posteriormente, o enterraram ainda com vida. Ela afirmou ter ouvido o cachorro gritar após ser coberto de terra.
O animal foi encaminhado por uma equipe do Bem-Estar Animal para uma clínica veterinária, onde recebe atendimento emergencial. A mulher foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos, acusada de maus-tratos. A polícia busca localizar o marido e o possível cúmplice para completar as investigações.

