A explosão de casos positivos de Covid-19 em Cuiabá acendeu alerta na Secretaria Municipal de Saúde, um levantamento realizado pela Coordenadoria de Vigilância às Doenças e Agravos, da pasta, mostra que a maioria dos pacientes, internados por Covid-19 em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não tomaram a segunda dose do imunizante contra o coronavírus. Os dados, referentes ao dia de 27 de junho, foram apresentados durante a live do prefeito Emanuel Pinheiro nesta terça-feira (28).
Conforme o levantamento, dos 28 pacientes internados por Covid-19, tanto na rede pública de saúde quanto privada, apenas nove tomaram a segunda dose da vacina. Dos oito pacientes que se encontram em leitos de UTI, apenas três tomaram a segunda dose do imunizante. O chefe do Executivo Municipal fez um alerta à população.
“Me preocupo com o meu povo, por isso, a equipe da Coordenadoria de Vigilância às Doenças e Agravos fez um levantamento de pacientes confirmados e internados de Covid-19, residentes em Cuiabá, que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid. Levantamos todos os hospitais públicos e privados e detectamos que os pacientes internados em UTI, podemos dizer que 90% não tomaram a segunda dose. Essa é uma notícia muito triste, porque a vacina está aí para todo mundo e falamos o tempo inteiro sobre ela. Descentralizamos todas as unidades para atender a população e fizemos tudo o que foi possível para chegar com a vacina até o braço da população cuiabana. Mas, não posso obrigar ninguém a tomar a vacina. Sempre falei do alto índice de pessoas que não tomaram a segunda ou terceira dose, e pedi para que fossem até uma unidade de saúde. Esse é um alerta para a população, tenham consciência, Cuiabá somos todos nós”, disse o prefeito durante a live.
Atualmente, Cuiabá acumula mais de 1.222.104 doses aplicadas em todas as faixas etárias. A primeira dose de reforço (ou terceira dose), já foi liberada para os adolescentes de 12 a 17 anos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o coronavírus há 4 meses (120 dias). As pessoas de 40 anos acima também já podem receber a quarta dose (segundo reforço) da vacina, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses após a terceira dose.
Além disso, todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá estão aptas à realização de testes de Covid-19. O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Também realizam o atendimento em horário ampliado (até às 21h) as unidades de saúde Clínica da Família (CPA), UBS Tijucal, UBS Parque Ohara e UBS Ilza Terezinha Picolli, além do Centro de Saúde Ana Poupina, exclusivo para atendimentos de Covid. Para ser testada, a pessoa deve apresentar sintomas ou ter tido contato com alguém que testou positivo.