ASSISTA ENTREVISTA

Outubro Rosa: Câncer de mama pode acometer cadelas e gatas

O outubro rosa é um mês dedicado a atenção ao diagnóstico e prevenção de câncer de mama, em entrevista ao Jornal da Manhã Cuiabá,  da Rádio Jovem Pan, a veterinária Fernanda Viccini, alertou que os pets podem sofrer com a doença.

De acordo com a profissional, o câncer de mama é a doença que as cadelas é o tipo de câncer mais comum e em gatas o segundo. Porém, com o diagnostico feito antecipadamente pode retardar a doença:

“Nós temos percebido uma incidência muito alta, existem atitudes que podem prevenir a doença ou diagnostico precoce. Existe tratamento sim, tem quimioterapia, é um universo pelo que a gente pode realizar pelos animais, igual a medicina humana” ressaltou.

A ocorrência de câncer é comum em cadelas de meia idade e idosas, representando 50 a 70% de todos os tumores encontrados em cães, além disso, mais de 60% são classificadas como malignas.  A apresentação clínica deve-se principalmente à presença de nódulos em uma ou mais mamas, que podem variar de tamanho. 

É possível identificar as anormalidades do câncer em consultas clínicas de rotina, ou até mesmo em casa, os tutores devem ficar atentos ao aumento no volume das mamas das fêmeas. Além disso, a visita ao veterinário deve ser um hábito frequente praticado pelo tutor, pois nem sempre é possível palpar ou observar essas alterações nos pets.

Tratamento

O tratamento do câncer tem como melhor alternativa, a cirurgia pois, melhora a qualidade de vida do pet. Dependendo do grau do câncer está em um estágio mais avançado ou até mesmo presente em mais de uma mama do animal, pode ser necessário complementar o tratamento com uma quimioterapia. 

Em Cuiabá, o Hospital Veterinário Vivet é um dos mais conceituados centros veterinários de Cuiabá e região, atuando não só no mercado local, mas todo o estado de Mato Grosso e também todo centro oeste e norte do país. Conta com as especialidades de neurologia, oncologia, fisioterapia, ortopedia, oftalmologia, dermatologia, clínica médica e cirúrgica de felinos, medicina torácica, animais selvangens, intensivismo, fisiatria além de clínica médica e cirurgia geral. Ainda possui loja com variedades pet.

Confira entrevista:

 

Compartilhe:

Destaques