Durante a entrega das obras de revitalização, ampliação e reforma geral da Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF), do Jardim Imperial, em Várzea Grande, o prefeito Kalil Baracat, anunciou que apenas no dia 10 de janeiro de 2023, na Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo, houve 11 nascimentos.
“Seis nascidos são legítimos várzea-grandenses, dois de Cuiabá, dois de Nossa Senhora do Livramento e um índio de Planalto da Serra, distante 260 quilômetros de VG, que nasceu prematuro através de um parto cesárea, mas com toda a segurança e humanização que necessita”, disse Kalil, sinalizando que desde maio de 2021 até dezembro de 2022, foram 1.272 nascidos, ou seja, uma média de 66 nascimentos por mês ou quase 3 nascidos por dia.
Kalil Baracat e o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, anunciaram para 2023 a entrega de outras três UBS Unidades Básicas de Saúde, na Manga, no Jardim Maringá e no São Matheus que se encontram em obras e ainda o lançamento do processo licitatório de uma quarta unidade, desta vez no Residencial José Carlos Guimarães, que deverá estar pronta e funcionando até o início de 2024.
“A pandemia da COVID 19, nos obrigou a inverter a estratégia de planejamento e investimentos e de atuação com o reforço na Atenção Terciária, por causa de muitas internações e com prazos alongados, quando chegamos a não ter vagas de internação, principalmente nas UTIs. Agora que a pandemia está com os números de casos graves sob controle, mas não acabou, por isto todo cuidado é essencial, estamos investindo na Atenção Primária e na Atenção Secundária com diversas obras e ações voltadas para garantiu uma saúde ainda mais humanizada”, disse o secretário Gonçalo Barros.
Tanto o prefeito quanto o secretário de Saúde, ressaltam a possibilidade de um projeto que se encontra em Brasília no Ministério da Saúde, para a construção de uma nova UPA – Unidade de Pronto Atendimento.