NOVA VARÍOLA

Novos casos de varíola dos macacos são registrados em Cuiabá e VG

Na atualização emitida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), nesta terça-feira (30), mais três casos de varíola dos macacos foram registrados em Mato Grosso.

Os novos casos são: dois em Cuiabá e um em Várzea Grande, ao todo, o estado tem 23 casos confirmados da doença. Outros 31 casos são considerados suspeitos. Cinco em Cuiabá, cinco em Várzea Grande, um em Rondonópolis, dois em Sorriso, dois em Barra do Garças, quatro em Tangará da Serra e seis em Campo Novo do Parecis.

Doença

A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.

Uma erupção geralmente se desenvolve de 1 a 3 dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés. Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola. A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.

Compartilhe:

Destaques