Nenhum estudante participante do Exame Nacional do Ensino Médio de Mato Grosso alcançou a pontuação máxima na redação da prova. O tema da última edição foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Em todo o Brasil, apenas 12 candidatos alcançaram a nota 1000. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (13).
Inscrito de Alagoas (1), Ceará (1), Goiás (1), Maranhão, Minas Gerais (2), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Norte (1) e São Paulo (1) alcançaram as maiores pontuações.
Em outro recorte, Mato Grosso teve apenas 29 candidatos que tiveram nota entre 980 e 1000. Quatro deles foram estudantes da rede pública de educação.
No estado, conforme o MEC, foram 64.640 mil inscritos. No primeiro dia de aplicação do exame a taxa de presentes foi de 69,8% e ausentes 30,2%. Já no segundo dia, presentes representaram 60,3% e ausentes 35,7%.
As notas podem ser usadas para ingresso em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de todo país. As inscrições começam na sexta-feira (17). Estudantes també podem conseguir bolsas de estudos integral ou até mesmo 100% para faculdades privadas por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni).