"VOU MUITO BEM...BEM...BEM"!

Nariz de palhaço, um traje de gala na política

A arte teatral faculta que travestido de uma personagem, o indivíduo possa ser vários seres com ideais, ideias e prisma de mundo absolutamente diverso, sem macular a identidade de quem interpreta.

Desde o teatro antigo e medieval onde representação se dava com uso de máscaras, a evolução para o barroco e renascentista quando o rosto humano começou a ter destaque e a chegada ao teatro moderno, quando a arte de representar chegou a face dos atores para demonstrar a emoção que se queria passar; e o teatro moderno, com salto da arte para se encaixar no cinema e televisão que nos deram o modo teatral que temos.

Dentro de uma fantasia, pessoas tímidas dançam, cantam, se expõe como jamais fariam sem usar uma máscara.

Um simples nariz de palhaço pode dar essa condição.

A política é teatral em sua raiz. Palavras, gestos, vestimentas, posturas, tudo é pensado para consumo do público.

Um velho político mato-grossense, rico, quando em campanha, circulava pelo centro cuiabano em um fusca amarelo, com motorista, isso se deu muitos anos após a interrupção da fabricação desse veículo. Constantemente o fusca perdia a eficiência de seu motor de arranque e o político chamava as pessoas que estavam passando pelo local para ajudá-lo a empurrar o fusca até que “pegasse” no tranco.

Isso tinha muitos significados. Que ele era uma pessoa simples e se parecia como todos ali, que precisava da ajuda das pessoas, que entendia bem o dia a dia da maioria etc.

Ele está vivo e eleito atualmente.

Hoje, os mesmos atos estão na repetição de cor, no uso do vocabulário e gestual militar, perfil empresarial, sindical, profissões que cuidam da população etc.

O nariz de palhaço está mais atual que nunca.

O teatro saiu do palco tomou conta da plateia. Antes os políticos é que tinham adversários. Eles nos convenceram que em realidade os adversários são nossos e eles (políticos) estão lutando contra nossos adversários por nós.

Desde então, passamos a votar em alguém pela capacidade que ele possui em afrontar o agora nosso adversário e não por seu currículo ou capacidade de resolver os problemas que nosso município, estado ou pais atravessem.

Já não há mais luta a favor de grupos, a luta é contra grupos e isso faz muita diferença.

Portanto, ao ver um politico que age como se tivesse um nariz de palhaço, não o julgue por isso, aquele nariz de palhaço não lhe pertence, é a forma que ele conseguiu para chamar atenção e ser aplaudido por um público específico. Ele é só um ator dando espetáculo para quem gosta do enredo que ele propôs.

E o seu nariz de palhaço está na cara de quem?

Compartilhe:

Destaques