ALÔ, PREFEITO

Moradores fecham Avenida em protesto por falta d’água

A tarde de ontem (07), foi marcada por protestos no bairro São Simão, em Várzea Grande, contra a falta de água na região. Os moradores da região estariam há pelo menos 10 dias sem água.

Por volta das 17h, os moradores trancaram a rua principal do bairro que liga a região central. Poucos minutos depois, um funcionário do Departamento de Água e Esgoto (DAE) religar a água no bairro e pedir para que o manifesto fosse encerrado, porém de acordo com fontes algumas ruas não receberam a água.

O moradores utilizaram pedaços de madeira e outros objetos para colocar fogo, para bloquear a passagem e chamar a atenção das autoridades. Foi um protesto pacífico que encerrou por volta das 18h.

Outro lado – A assessoria do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), que informou por meio de nota, que o São Simão foi abastecido ontem.

NOTA: É de conhecimento público que a cidade de Várzea Grande tem intermitência no abastecimento de água que varia em média de 12 horas com água e 36 sem água. Em algumas partes da cidade o abastecimento é diário e em outros a intermitência é de 12 X 24. Para reverter essa situação que já perdura por vários anos, em 2021 e 2022 foram investidos R$ 200 milhões em recursos públicos da Prefeitura de Várzea Grande, já que o DAE/VG é deficitário, pois pouco mais de 42% dos consumidores pagam suas pendências com o órgão que cobra apenas o que é fornecido.

O São Simão foi abastecido ontem. O bairro faz parte do Sistema 2 de abastecimento, que se trata do mais antigo em operação em Várzea Grande. Estamos fazendo obras de melhorias, como a construção da nova ETA Barra do Pari, com capacidade de 250 litros por segundo ou 21,6 litros por dia, que está sendo construída em parceria com o Governo do Estado e estará pronta e funcionando em 2023, para solucionar o problema de intermitência para essa região da cidade;
Também estão sendo finalizados os projetos para execução das obras da ETA IMIGRANTES, de 125 litros por segundo ou 10,8 milhões de litros por dia que será executada com recursos próprios de Várzea Grande.

Todas essas obras em conjunto e mais os investimentos feitos no sistema 2 irão disponibilizar mais de 200 litros por capita por dia para cada pessoa de Várzea Grande, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima serem necessários 120 litros dia por pessoa em países de clima quente.

Compartilhe:

Destaques