MEDIDAS TOMADAS

Ministério confirma foco de gripe aviária em cidade de MT e Indea realiza abate sanitário de animais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) afirmou que medidas de erradicação e ações de vigilância estão sendo realizadas no raio de 10 km do foco da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), encontrada na cidade de Campinápolis. Também haverá o abate sanitário das aves existentes da propriedade.

O Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade e coletou amostras para análise laboratorial, as quais resultaram positivas para gripe aviária. Esse é o quarto foco da doença em aves de subsistência detectado no Brasil. As medidas de erradicação e as ações de vigilância no raio de 10 km ao redor do foco foram iniciadas neste domingo (8). O Mapa esclarece que, no raio detectado, não há estabelecimentos avícolas comerciais.

A ocorrência do foco confirmado de IAAP em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros.

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) também apontou que está realizando as medidas sanitárias necessárias. Agentes do Indea já se deslocaram para o município para inspecionar todas as propriedades no raio determinado para inspeção.

Também estão sendo determinadas as seguintes medidas:

– Estabelecimento de barreira sanitária na propriedade afetada para impedir o trânsito de animais, materiais e equipamentos potencialmente contaminados;

– Abate sanitário de todas as aves existentes no local;

– Desinfecção completa da área contaminada.

Compartilhe:

Destaques