Trinta e duas famílias estão sendo despejadas da região do distrito do Paraíso do Manso, em Chapada dos Guimarães, após 15 anos morando no local. Todos com escrituras de compra das terras em questão, como mostram alguns dos documentos a seguir:
O pedido de reintegração de posse foi interposto pela empresa Furnas Centrais Elétricas, que inaugurou a barragem em 2000, ou seja, há 23 anos.
Porém, segundo os moradores, as terras não pertencem a Furnas e na época a localidade fazia parte da comarca de Rosário do Oeste, onde as propriedades rurais foram registradas.
O pedido de reintegração de posse foi concedido nessa terça-feira (9) pelo Juiz da Primeira Vara de Chapada dos Guimarães, Leonisio Salles de Abreu Junior, e esta em cumprimento desde o início da manhã desta quarta-feira (10), com máquinas e caminhões no local.
Até o momento 5 casas já foram demolidas por máquinas contratadas por Furnas, porém sem destino para onde ir, os ribeirinhos estão com as mobilias e pertences pessoais dentro dos caminhões.
Veja imagens
A nossa produção tentou contato com Furnas, porém não conseguiu. Mantemos o espaço para ouvir a hidrelétrica.