MUITA VAGA, POUCA MÃO DE OBRA

Mato Grosso tem déficit de mão de obra diz diretor da Fecomércio

Começou a época mais esperada pelos lojistas e pessoas  que buscam recolocações no trabalho, o fim de ano e a alta oferta de empregos temporários. Somente em Mato Grosso é esperado pelo menos 6 mil contratações nos meses de novembro e dezembro. Incentivadas pela grande procura e compras no setor do comércio, diversas lojas precisam expandir o quadro de funcionários.

Porém, no Estado existem mais vagas do que pessoas para trabalhar. A afirmação foi feita pelo diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio), Júnior Vidotti, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, nesta quarta-feira (09). O baixo “banco” de pessoas disponiveis para o trabalho acontece muitas vezes pela falta de qualificação profissional, acompanhada de outros fatores como os empregos autonomos.

“A pessoa opta por fazer “bicos” e poder conciliar com o recebimento de auxílios. E da nova geração, que não se interessa pelo trabalho comum e vai querer sonhar com outras coisas. O trabalho edifica as pessoas”.

Visando evitar a escassez das mãos de obras, empresas estariam se ajustando para atrair trabalhadores com sálarios mais recheados. Para o diretor, em MT faltam pessoas qualificadas para mão de obra. Por isso, a instituição em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) oferece diversos cursos com milhares de vagas neste período de contratação temporária.

O programa oferece 1,5 milhão de horas de capacitação. Além disso, até o final do ano, serão promovidos circuitos de palestras em cidades-polo – Cuiabá, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra e Rondonópolis – para divulgar os cursos e soluções educacionais do Senac-MT, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), todos destinados ao atendimento das necessidades do comércio nas respectivas regiões do estado.

Já os cursos de aperfeiçoamento serão de curta duração, com foco na capacitação do trabalhador do comércio, variando de 15 a 40 horas.

Os interessados devem mandar um Whatsapp para o número 65 9.9997-9560.

 

Compartilhe:

Destaques