ALTO ÍNDICE

Mais de 17 mil candidatos faltaram o primeiro dia de prova do Enem em MT

Brasília - Estudantes fazem provas no segundo dia da seleção do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que permite o acesso a uma vaga na Universidade de Brasília

No último domingo (13), aconteceu a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em todo o país. Em Mato Grosso, o número de ausentes no primeiro dia superou o do ano passado e tornou-se um dos índices mais altos do país.

Dos 57,558 candidatos inscritos, apenas 39.680 compareceram aos locais de prova. Este número representa uma porcentagem de 31,1% de ausência, convertidos em pessoas, cerca de 17,878 alunos. Comparado por região, o Estado foi o segundo com mais abstenções no Centro-Oeste perdendo apenas para Goiás, que registrou 32%. Já nacionalmente, Mato Grosso configurou a sétima posição.

No ano passado, os faltantes representavam apenas 28%. Na época estudiosos atribuiam as faltas, a pandemia, que ainda assolava o país com alto número de casos confirmados.

A estudante de 21 anos, A.C, foi uma das que não compareceram no primeiro dia de prova onde os participantes resolveram provas de linguagens, códigos e tecnologias, ciências humanas e a redação. Por questões de saúde, ela teve que deixar o sonho de ingressar sua segunda graduação para o ano que vem.

“Eu estava me preparando desde o meio do ano, estava me sentindo preparada para realiza-lá (a prova). Eu estava com grandes expectativas, como estou terminando uma faculdade agora, queria fazer a prova para conseguir entrar na faculdade de Sistemas de informação, eu esperava conseguir uma nota o suficiente para conseguir entrar no curso.Infelizmente no dia da prova tive uma crise de enxaqueca e labirintite, que não passou nem com a medicação indicada” disse.

A entrevistada disse que chegou a ver a prova depois pela internet, e que assim com outros candidatos também notou a extensão do texto das perguntas, o que poderia demandar um pouco mais de tempo da prova para a realização. Porém, em sua opinião se realizasse a prova, não influenciaria em nada.

“Eu olhei algumas questões apenas, e notei que esse ano a quantidade de questões com longos textos aumentou bastante, mas isso não seria um empecilho, a prova não parecia muito complicada, acredito que teria me saído bem se tivesse ido fazer a prova” explica.

A segunda etapa do Enem será no dia 20 de novembro, próximo domingo, os estudantes terão que responder questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias. Porém, terão meia hora a menos do que a primeira prova (veja horário abaixo).

De olho no relógio para a prova do Enem 2022:

  • Abertura dos portões: 12h (HORÁRIO DE BRASÍLIA)
  • Fechamento dos portões: 13h (HORÁRIO DE BRASÍLIA)
  • Início das provas: 13h30 (HORÁRIO DE BRASÍLIA)
  • Término das provas no 2º dia: 18h30 (HORÁRIO DE BRASÍLIA)

Compartilhe:

Destaques