EM MT

Mais de 1400 jovens participam das peneiras da Taça das Favelas

Mil e quatrocentos e trintas jovens participaram neste final de semana das peneiras realizadas pelas 24 comunidades que vão competir a primeira edição da Taça das Favelas em Mato Grosso. Trata-se do maior campeonato de futebol de campo entre favelas do mundo.

Para Anderson Zanovello, presidente estadual da Central Única das Favelas no estado (Cufa-MT), que é a realizadora da competição, a quantidade de jovens inscritos para participar das peneiras mostra a força de mobilização das comunidades em busca de seus talentos para escolher os 22 jogadores que vão formar cada seleção.

“Foi bonito ver a organização das favelas, pois as peneiras é um evento que foi realizado e organizado pelas lideranças que inscreveram a comunidade no torneio. E o esforço deles valeu a pena. Com certeza, teremos uma grande competição da Taça das Favelas em nosso estado”, afirmou Zanovello.

A primeira peneira foi realizada ainda no final da tarde de sexta-feira (16.09) na comunidade Jardim Florianópolis e, no sábado (17.09), foi a vez das comunidades Doutor Fábio, Dom Aquino, Santa Isabel, CPA 3, Cristo Rei, Jardim Passaredo, Planalto, Novo Colorado, São Matheus, Capela do Piçarrão, Mapin, CPA 4, Novo Paraíso 2 (no estádio Buracão). Já no domingo (18.09) as seletivas aconteceram nas comunidades Wantuil, Pedra 90, Novo Mundo e Novo Terceiro.

Nesta primeira edição da Taça das Favelas Mato Grosso, participam oito favelas na categoria feminino e 16 na categoria masculino. Algumas comunidades vão disputar nas duas categorias, como é o caso da comunidade da Aldeia Kopenoty, localizada no distrito União do Norte, zona rural de Peixoto de Azevedo.

Amanhã (20.09) os jogadores e jogadoras selecionados(as) serão apresentados(as) na abertura da Taça das Favelas, às 19h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros em uma coletiva de imprensa. Os jogos serão realizados entre os dias 21 e 25 de setembro com a final no masculino e feminino no dia 08 de outubro/22. Nesta primeira edição, a Taça contou com a inscrição de 286 comunidades e primeiro critério na escolha das 24 favelas já ocorreu no ato das inscrições, quando o líder teria que informar o nome da sua comunidade e não um time.

REALIZAÇÃO – A Taça das Favelas é uma realização da Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, Central Única das Favelas (Cufa-MT) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer; patrocínio da Tubarão Sports e Água Lebrinha; apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Momento Esportivo ; parceria Mixto Esporte Clube e promoção da TVCA (afiliada Rede Globo).

Compartilhe:

Destaques