PÂTRIMONIO CULTURAL

Maior queijo do mundo é distribuído em Belo Horizonte

O maior queijo do mundo, produzido em Ipanema, município do interior de Minas Gerais, foi cortado e distribuído para a população neste domingo (15), na capital em Belo Horizonte.

O evento serviu para encerrar as comemorações de um feito inédito: o registro do modo de fazer o Queijo Minas Artesanal, que foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no dia 9 de dezembro. Agora, a maneira de produzir esse alimento tem status internacional.

O movimento pelo reconhecimento do Queijo Minas Artesanal começou em setembro de 2022, quando a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais enviou a candidatura para a Unesco.

A iguaria degustada e disputada na tarde deste domingo tinha 1,80 m de diâmetro e pesava duas toneladas. O queijo foi produzida na fábrica Laticínio Dois Irmãos, em Ipanema, e precisou ser fracionada em 4 partes para ser transportada com a ajuda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.

Compartilhe:

Destaques